26 novembro 2012

Fuleco, o mascote da copa do Brasil, você sabe o significado?



UP em 30/11/2012
O que postam na web nem sempre é 100% verdadeiro, como tudo nessa vida. Se editaram o dicionário informal pra sacanearem o 'Fuleco' isso não me diz respeito. O post apresentado aqui é sobre minha indignação com tudo o que acontece nesse país. Quem for contrário à minha opinião tem todo o direito de se expressar. Que eu não gostei desse nome que deram ao pobre Tatu-Bola, não gostei mesmo, e como disse um leitor: 'Mesmo que o significado de Fuleco fosse 'Diamante Verde' ainda assim o nome Fuleco é ridículo!! E estamos num país 'livre' em que ainda podemos dar nossa opinião não é mesmo?

Enfim 'escolheram' o nome do mascote da Copa do Brasil de 2014 : Fuleco.
Gostaria de deixar a minha reles opinião disso tudo, há quem concorde e quem discorde. Eu discordo totalmente e fiquei bem de fora dessa 'pesquisa' mas não posso deixar a minha indignação de lado já que estamos num país 'livre' pra se pensar não é mesmo?

Segundo o Dicionário informal que encontrei na Web,  Fuleco quer dizer: ânus, o mesmo que cu.
Segundo o iDicionário Aulete, Fulecar v. intr.(Bras)- perder todo o dinheiro que se leva ao jogo.

Mesmo que os organizadores tenham explicado que isso se dá por conta da junção de 'Futebol + Ecologia' eu penso que ele ainda assim poderia ter o nome próprio, Tatu-Bola é tão charmoso...
Enfim, deixa eu frisar bem que essa é MINHA opinião, não gostei do nome e ponto. Se o significado estiver errado, pois não podemos acreditar em tudo que é postado na web, mesmo que Fuleco não signifique absolutamente nada... Ainda assim para mim é um nome estranho, que me arremete a sei lá: Fuleiro, sem valor.

Pra mim o mais bonito, o mais aceitável seria Tatu-bola mesmo, tudo a ver com a copa, bolinha, tatuzinho.

Nome expressivo, já diz tudo sem precisar de 'apelidos', se eu fosse um tatu-bola a esta hora estaria me enfiando em algum buraco qualquer, tamanha seria a minha vergonha quanto ao nome escolhido.

Podem dar qualquer desculpa esfarrapada, dizer que tem tudo a ver com ecologia e blá blá blá... Pra mim é um nome feio, sem noção, nada a ver com o querido Tatu-Bola. Eu gostaria muito de saber de quem foi a ideia dos nomes ridículos que colocaram na tal pesquisa, por que não assumir um nome tão lindo como Tatu-bola?

Sem falar aqui que eu acho que o governo deveria estar investindo em saúde e educação num país que está cada dia mais indo pro buraco, onde pessoas morrem em filas de hospitais e crianças 'passam de ano' semi-analfabetas. Realmente, acho que escolheram um nome condizente com tudo né?

Bem, como eu disse é apenas a minha reles opinião...
Mas que eu acho que Tatu-Bola é muito mais belo que Fuleco, isso eu acho!!

#bitocas

31 comentários:

  1. É pra acabar viu, só aqui no Brasil mesmo.
    Deveria ser Tatu bola e pronto.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é amiga? Brasil, mostra sua cara...

      Excluir
    2. Só tenho parabéns a te dar, expressou bem o sentimento de muitas pessoas, insatisfeitas, que declararam suas opiniões mas que infelizmente não foram maioria.
      Eu fiquei chocada com o significado da palavra, como puderam um nome desse ser escolhido?

      Mas não posso também deixar de demonstrar minha indignação a outras pessoas, que não satisfeitas, não fizeram nada pra tentar mudar. Apenas criticaram. Eu realmente acho que a Copa será assim, abandonada pelos próprios brasileiros.

      Excluir
    3. Alguns dizem que é mistura de 'Ecologia' com sei lá oque, pra mim é absurdo mesmo, visto que o nome original é tão perfeito.
      Como disse é minha opinião, que pode não valer nada mas é minha...
      Eu não votei, não participei e não concordo nem com a copa do mundo sendo feita em nosso país, que precisa tanto de investimentos em tanta pobreza e carência.
      Se os hospitais fossem nota 10, a educação fosse nota 10 e não houvesse tanto roubo, poderiam sim investir em 'esporte e diversão' ao povo, mas de que adianta construir estádios e o povo morrendo nos hospitais?
      Sem contar que milhões estão indo pros bolsos desses que estão 'construindo a copa'.
      Como disse no post, o nome veio a calhar. Só tive pena do tatuzinho...

      *desabafo.

      Excluir
  2. Com tanto nome bonito foram criar um nome que é a mesma coisa que ânus no dicionário informar? Ai que absurdo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vanda, o que encontrei:

    *fulecar - vint Perder, ao jogo, todo o dinheiro que se leva. ...

    xiiii... acho que já vamos começar perdendo....


    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho palavras amiga. O mascote é uma gracinha, mas o nome...

      Beijo

      Excluir
  4. Poxa com tanto nome por ai foram colocar logo esse que povo de mal gosto, mas fazer o que Ja esta decidido!!
    http://maria-pensutti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, como é que pode???? Um mascote com nome de furico!!! kkkkkkkkk

    Eu morria e não sabia do significado. Já não gostava do "fuleco", pq parece "fuleiro", coisa sem valor. Agora então...

    Ô amiga, amei sua indignação.
    Ah, seu brinde tá chegando por esses dias.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Mas se é a junção de "Futebol + Ecologia", não deveria ser Futeco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é José, mas transformaram o coitado nessa coisa fuleira, fuleca...

      Excluir
  7. Vanda, eu fiquei arrasada com a escolha do nome do nosso simpático mascote!
    Se existia um nome feio, esse foi o pior que poderia existir!
    Cruz credo, chega a ser inacreditável: Fuleco???? Ah não, parece representar algo assim tipo bem furrequinha né?

    Apoio sua campanha adoro Tatu-Bola! Não poderia ser melhor! Eles acertaram na escolha do mascote. O tatu-bola é uma graça de bichinho!!!Mas não merecia esse nome horroroso que deram para ele!
    Será que ainda tem jeito de mudar???

    Um beijo amiga!!!

    ResponderExcluir
  8. Dos males o menor, dos três nomes que estavam a disposção para serem votados "Fuleco" era o mais ou menos aceitável. Agora eu concordo que Tatu-bola ou Tatubola (a escrita de algumas palavras mudaram e eu ainda não me acostumei) seria bem mais legal. Fuleco também me remete a fuleiro. Gostei não desse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também Ricardo.
      Mas fazer o que né? Já está decidido =/

      Excluir
  9. indignação total...
    pra você que queria saber quem escolheu os nomes:

    "As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto (ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol), Arlindo Cruz (cantor e compositor de samba), Thalita Rebouças (jornalista e escritora), Roberto Duailibi (publicitário) e Fernanda Santos. O nome Fuleco busca uma representação de futebol e ecologia."

    fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/11/26/fuleco-e-o-nome-oficial-escolhido-para-ser-o-mascote-copa-do-mundo-da-fifa-2014

    ResponderExcluir
  10. O anônimo ae falou bem e mencionou algo relevante, gostei. Bom, quando acessei o site da Coca que ajudou a divulgar as coisas da FIFA e ainda ajuda tive a mesma vontade que tenho pela TV (desligar e continuar a visitar meus blogs favoritos). Se a coisa é democrática, por mais que demorasse um pouco, porque não reunir em uma enquete o nome que nós brasileiros queríamos para o mascote, aí depois faria uma peneira com os 20 mais e uma nova enquete e tal. Também sou a favor do 'tatu-bola' e hoje acredito que no fundo, no fundo, como pra mim 'fuleco' remete ao termo 'furreco' que é a mesma coisa que ruim, ou beem ruim, o nome do mascote sintetiza o nosso Brasil: Educação, Justiça, Políticos, Saúde, Educação, Marketing e até nos mesmos (eu me incluo nessa) Fuleco.
    Mal protestamos contra aquilo que não queremos e achamos que a internet (manipulada também) vai nos ajudar só pelo fato de termos propagado uma ideia, opinião ou sei lá o que. Não adquirimos informações com bases sólidas mas gostamos de assistir rumores sobre coisas fúteis do mundo (vida dos artistas, mortes de pessoas que sequer conhecemos, tentativas frutadas do bem ou do mal), e as vezes aceitamos a primeira máxima que encontramos de alguém revoltado que conversamos ou que lemos por aí. (nessa da máxima, compartilhei no Face uma imagem que achei relevante de um texto na pesquisa do SARESP e o aluno naquela de falar mal do governo. 10 horas depois em um re-compartilhamento uma pessoa escreveu +/- assim 'O problema não é o governo, é bem maior do que isso.Sindicatos só querem pedir aumento salarial em eleições e ninguém luta por uma boa gestão, ninguém.' ou seja, pode parecer que uma visão está certa, até você ter conhecido a outra visão. Uma se completa). Bjos Vanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Rafa, eu não dei muita importância assim, minha indignação é mais contra a copa do mundo mesmo, acho um absurdo realizarem uma copa num país onde tudo é precário, a educação fica em penúltimo lugar (NO MUNDO) e pessoas morrem por falta de hospitais...
      Eu adoraria movimentar-me para a copa do mundo se vivêssemos num país justo pelo menos sem tanta corrupção e confesso que nem mesmo o nome do mascote me indignaria tanto... afinal eles dizem que se trata da junção de 'ecologia + futebol' né?
      Minha indignação é com esse país de mensaleiros, ladrões, pessoas apáticas que não levantam das suas cadeiras pra fazer nada... Onde vai parar? Não sei...

      Obrigada pela participação amigo :)
      Beijo

      Excluir
    2. Por nada Vanda. Olha, eu fiquei imaginando quando a Copa ou Olimpiada foi na África (acho que copa mesmo). Lá as condições são ainda piores em resumo e ainda assim teve não é? Se for ver assim, ainda estamos no lucro, o BR ta um pouco melhor rsrsrs =(
      Mas temos que lutar pelas nossas melhorias e ver ou buscar por coisas melhores de países de primeiro mundo (nossa comparação tem que ser com a de país de 1º mundo e não igual ao nosso pra evoluirmos né).
      Bjo

      Excluir
  11. Amiga, fica a dica! Essa definição de Fuleco é mentirosa! Alguém inventou isso, editou os dicionários informais dia 26/11, ou seja, nessa semana ainda, e está divulgando essa mentira para o Brasil. Também odiei o nome, mas não é justo enganar todo mundo assim. Se a gente apenas olhasse a data de criação do termo, veria que é uma invenção. Fuleco não tinha significado até agora, mesmo porque, se tivesse, todo mundo falaria, não é? Nós sabemos bem o significado das gírias, sejam elas "legal", "zoar", "trollar" ou qualquer outra. Fuleco não é gíria, nunca foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo, como disse no post, tenho consciência de que nem tudo que se postam na web é verdadeiro. Leu o post completo?
      Minha indignação não é com o que significa o nome, sim com a atual situação do pais:
      Pobreza
      Roubalheira
      Corrupção
      Desvio de dinheiro.. etc e etc... já foi bem explicado tanto no post como nos comentários.
      Mesmo assim, obrigada pela participação. Ficaria satisfeita se os anônimos se identificassem.
      Já desativei uma vez a opção de comentarem como anônimos, creio que seria legal também saber de onde vêm as opiniões.

      Um abraço anônimo.

      Excluir
  12. Oiiii amiga
    Fulecou ou melhor esse tal de fuleco é horrivel,como inventam nesse país,tatu-bola para fuleco não tem nada haver,tatu-bola e pronto,não concordo com o fuleco!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  13. Que nominnho fuleiro vergonha a cara da organização da copa e da política petista um fuleco.

    ResponderExcluir
  14. ja vi esse post em outro blog...quem ta copiando quem??

    Que fulecagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde vc viu? Me manda link do desgraçado pq o texto é meu!!!!

      Excluir
    2. O plagiador é esse http://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/12/02/fuleco-o-mascote-da-copa-do-brasil-voce-sabe-o-significado/ Que deu os creditos no final, numa pequena linha, mas sem minha autorização. Já mandei excluir postagens.

      Excluir
  15. O Brasil é irreversivelmente ou até que se prove o contrário um país a cada ano mais e mais decadente porque ele é constituído de uma sociedade desenvolvida para ser preconceituosa, discriminativa, assassina, copista, inculta, analfabetizada politicamente e voltada apenas a ela e não a política que a rege, isto não interessa, o que interessa é a competitividade egoísta e sem escrúpulos de um brasileiro para com o outro brasileiro onde não existe o menor respeito ou o mínimo de dignidade.

    Portanto não é de se estranhar que um bando de asseclas e o presidente da FIFA determinem tamanha afronta e desrespeito a toda sociedade brasileira que apesar de todas as surras que levou nestes últimos 512 anos ainda não aprendeu como tratar esta cambada de gringos safados, adorados e respeitados por aqui, e que ao mesmo tempo nos tratam quando chegamos a seus países como um fuleco literalmente.
    Se fossemos um país desenvolvido e sério isto não aconteceria. O que aconteceria além de represálias aos consulados e a gringada podre que vem para cá, seria o boicote total a copa da FIFA; que está arrebentando com milhares de famílias brasileiras, em todo o Brasil. Mas atitudes sérias por aqui são tratadas, devido à latente ignorância de milhões de brasileiros em vários quesitos, como utopia.

    Mas a utopia também tem seu limite. Na política o que era utopia, o povo parar de votar, está se tornando uma realidade na medida em que vem aumentando o número de brasileiros que não vota mais em nenhum candidato ao jogo sujo denominado política brasileira medíocre e sacana que se camufla sob a palavra democracia justamente para enganar os apedeutas eleitores que ainda acreditam que a mudança neste quesito será feita pelos que compõem a máfia elitista que aí está tomando conta dos cofres públicos brasileiro, empresas e bancos, ficando completamente descartado até o presente que nós o povo que realmente é quem colocará ordem nesta baderna não é através do subconsciente coletivo manipulado pela mídia, ó único responsável pela mudança que tanto queremos: um país organizado, com todos tratados igualmente, se respeitando mutuamente e com democracia política plena para todos.

    Neste micro esboço que faço para meus compatriotas (ridículo) e que não é percebido por milhões, é compreendido e explorado sem piedade, tamanho ponto fraco da nossa desunida sociedade, por todos os países desenvolvidos, a maioria a nossas custas. Enquanto nos arrebentamos com nossa criminalidade nacional ou guerra social ou civil não declarada; com drogas em todas as cidades do país; com a já aceita como normal e honrada corrupção generalizada e com o escracho internacional proporcionado pela FIFA com a cara de todos os brasileiros. País sem patriota e que é considerado o segundo país mais burro do mundo, caso do Brasil, deve ser tratado é assim mesmo, no ponto de vista da gringada. É ou não é?

    Em breve teremos novas eleições, olimpíadas, copa disso e daquilo e o inevitável e insano carnaval, enquanto o mundo pega fogo com seus problemas políticos e econômicos em cadeia, e que depois vem cobrar a conta a todos os brasileiros através do nosso pseudo e negligente governo. Nada contra festas e comemorações, mas fazemos isto como se fossemos o país mais bem organizado do planeta, quando na realidade isto nos diploma como o país mais hipócrita do planeta. É ou não é?


    ResponderExcluir
  16. O Brasil é irreversivelmente um país a cada ano mais e mais decadente porque ele é constituído de uma sociedade desenvolvida para ser preconceituosa, discriminativa, assassina, copista, inculta, analfabetizada politicamente e voltada apenas a ela e não a política que a rege, isto não interessa, o que interessa é a competitividade egoísta e sem escrúpulos de um brasileiro para com o outro brasileiro, onde o que menos importa é ter um pouco de caráter ou o mínimo de dignidade.

    Portanto não é de se estranhar que um bando de asseclas e o presidente da FIFA determinem tamanha afronta e desrespeito a toda sociedade brasileira que apesar de todas as surras que levou nestes últimos 512 anos ainda não aprendeu como tratar esta cambada de gringos safados, adorados e respeitados por aqui, e que ao mesmo tempo nos tratam quando chegamos a seus países como um fuleco literalmente.

    Se fossemos um país desenvolvido e sério isto não aconteceria. O que aconteceria além de represálias aos consulados e a gringada podre que vem para cá, seria o boicote total a copa da FIFA; que está arrebentando com milhares de famílias brasileiras, em todo o Brasil. Mas atitudes sérias por aqui são tratadas, devido à latente ignorância de milhões de brasileiros em vários quesitos, como utopia.

    Mas a utopia também tem seu limite. Na política o que era utopia, o povo parar de votar, está se tornando uma realidade na medida em que vem aumentando o número de brasileiros que não vota mais em nenhum candidato ao jogo sujo denominado política brasileira medíocre e sacana que se camufla sob a palavra democracia justamente para enganar os apedeutas eleitores que ainda acreditam que a mudança neste quesito será feita pelos que compõem a máfia elitista que aí está tomando conta dos cofres públicos brasileiro, empresas e bancos, ficando completamente descartado até o presente que nós o povo que realmente é quem colocará ordem nesta baderna não é através do subconsciente coletivo manipulado pela mídia, ó único responsável pela mudança que tanto queremos: um país organizado, com todos tratados igualmente, se respeitando mutuamente e com democracia política plena para todos.

    Neste micro esboço que faço para meus compatriotas (também já ridículo este termo), e que não é percebido por milhões, é compreendido e explorado sem piedade, tamanho ponto fraco da nossa desunida sociedade, por todos os governos dos países desenvolvidos, a maioria a nossas custas. Enquanto nos arrebentamos com nossa criminalidade nacional ou guerra social ou civil não declarada; com o comércio viciante das drogas em todas as cidades do país; com a já aceita como normal e honrada corrupção generalizada e com o escracho internacional proporcionado pela FIFA com a cara de todos os brasileiros. País sem patriota e considerado internacionalmente o segundo país mais burro do planeta, caso do Brasil, deve ser tratado é assim mesmo, no ponto de vista da gringada. É ou não é?

    Em breve teremos novas eleições, olimpíadas, copa disso e daquilo e o inevitável e insano carnaval, enquanto o mundo pega fogo com seus problemas políticos e econômicos em cadeia, e que depois vem cobrar a conta a todos os brasileiros através dos nossos pseudos e negligentes governos. Nada contra festas e comemorações, mas fazemos isto como se fossemos o país mais bem organizado do planeta, quando na realidade isto nos diploma como o país mais hipócrita do planeta e querendo ou não admitir, o mais burro também.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:

Você têm a liberdade de comentar, elogiar ou criticar desde que seja educado e responsável pelo que vai escrever aqui.


Obrigada pelo carinho!